Home
Contato
Links
Associar-se
 
Normas de inscripción  

As Normas de Publicação baseiam-se no Publication Manual of the American Psychological Association - APA (2001, 5ª edição), no que diz respeito ao estilo de apresentação do manuscrito e aos aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico. Algumas adaptações do Manual foram realizadas, por algumas revistas brasileiras, e adotadas como adequação das normas à língua portuguesa.

Por exemplo, a utilização das expressões:

  • "e colaboradores", ao invés de "et al.", no texto.
  • "Org.", para indicador o editor ou organizador de um livro, ao invés de "Ed.", na seção de referências.
  • "Em", para indicar inclusão em capítulo de livro, ao invés de "In", na seção de referências.

Para agilizar os serviços de editoração eletrônica utilize Word para PCs e seja econômico na utilização de comandos. Use sempre a mesma fonte (Times New Roman 12), não utilize negrito, itálico, aspas, marcas d’água ou outros recursos que podem tornar o texto visualmente atrativo, mas que trazem problemas sérios para a editoração. Sublinhe palavras ou expressões que devam ser enfatizadas no texto impresso, por exemplo "estrangeirismos", como self, locus, rapport, etc., e palavras que os autores desejem grifar. Lembre, no entanto, que o Manual APA não recomenda uso de ênfases gráficas e grifos no texto, pois podem distrair o leitor e atrapalhar o entendimento do texto. 

A presentação deve obedecer a seguinte ordem:

1 Folha de Rosto Identificada

Título em Português e em Inglês (máximo de 15 palavras). O título deve ser pertinente, claro e pode ser criativo. Deve informar o leitor sobre o objetivo do artigo. Não devem incluir nomes de cidades, países, ou outras informações geográficas.

Título abreviado (máximo 8 palavras)

Nome de cada um dos autores

Afiliação institucional de cada um dos autores (incluir apenas o nome da universidade e a cidade)

Nota de rodapé com endereço completo de um dos autores para correspondência com o editor (incluir CEP, Fone, Fax e E-mail)

Nota de rodapé com agradecimentos dos autores e informação sobre apoio institucional ao projeto.

2 Resumo

Resumo em Português, com 100 a 120 palavras. No caso de relatos ou comunicações breves de pesquisas, o resumo deve apresentar brevemente os objetivos, método, resultados e discussão do estudo. O objetivo deve ser claro, informando, caso for apropriado, qual o problema e as hipóteses do estudo. Para os relatos de pesquisa, o método deve oferecer informações breves sobre os participantes, instrumentos e procedimentos especiais utilizados. Apenas os resultados mais importantes, que respondem aos objetivos da pesquisa, devem ser mencionados no resumo.

Palavras-chave em Português (no mínimo 3 e no máximo 5, em letras minúsculas e separadas com ponto e vírgula). Para utilizar descritores mais adequados, consulte o Thesaurus da APA, facilitando assim a futura indexação de seu trabalho.

Abstract em Inglês, que deve ser fiel ao resumo em português, porém não uma tradução "literal" do mesmo. Ou seja, a tradução deve preservar o conteúdo do resumo mas também adaptar-se ao estilo gramatical inglês. Para alcançar este fim, sugere-se que ambos (resumo e abstract) sejam feitos simultaneamente por pessoas bilíngues. - Keywords (tradução das palavras-chave).

4 Corpo do Texto

Recomenda-se consultar uma revista da área como modelo para essa parte do manuscrito, que deve começar em uma nova página, numerada como página três (3). Não é necessário colocar o título do manuscrito nesta página. Cada página subseqüente deve estar numerada. Não inicie uma nova página a cada subtítulo. Separe-os usando uma linha em branco. Quando o manuscrito for um relato de pesquisa, o texto deverá apresentar Resumos, Introdução, Método, Resultados, Discussão (acrescidos ou não de Conclusão e/ou Considerações Finais) e Referências, os quais devem aparecer centrados no texto, antecedidos e seguidos por uma linha em branco. Os subtítulos que porventura forem incluídos, ao longo do manuscrito, devem ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula e sublinhados. Em alguns casos, pode ser conveniente apresentar Resultados e Discussão juntos, embora esta estratégia não seja recomendável como regra geral. Notas de rodapé devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e listadas, após as referências, em página separada, intitulada Notas. A inclusão de Figuras e Tabelas devem ser indicadas no texto e apresentadas em Anexo. As palavras Figuras e Tabelas que aparecerem no texto devem, sempre, serem escritas com a primeira letra em maiúscula e devem vir acompanhadas do número respectivo ao qual se referem. A utilização de expressões "a Tabela acima" ou "a Figura abaixo", não devem ser utilizadas, porque no processo de editoração a localização das mesmas pode ser alterada. As normas não incluem a denominação Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras. Os manuscritos nas demais categorias editoriais deverão apresentar títulos e subtítulos de acordo com o caso.
Observe, com muita atenção, as normas de citação. Dê, sempre, crédito aos autores e às datas de publicação de todos os estudos referidos. Todos os nomes de autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação, na primeira vez que forem citados em cada parágrafo. As citações literais com menos de três linhas (cerca de 40 palavras) devem ser digitadas normalmente no texto, entre aspas. A pontuação vai antes do fechamento com aspas. O número da(s) página(s) do trabalho do qual a citação foi copiada deve ser apresentado entre parênteses. Citações maiores devem ser destacadas, indentadas a 1 cm da margem esquerda e 1 cm da margem direita, com espaço entre-linhas 1,5 e fonte 10 sem aspas. Digite as demais linhas do bloco em alinhamento com recuo à esquerda. A citação direta deve ser exata, mesmo se houver erros no original. Se isso acontecer e correr o risco de confundir o leitor, acrescente a palavra [sic], em itálico e entre colchetes, logo após o erro. Omissão de material de uma fonte original deve ser indicada por (...). A inserção de material, tais como comentários ou observações, deve ser feita entre colchetes. A ênfase numa ou mais palavras deve ser feita em itálico, seguida de [grifo nosso].
Todas as citações secundárias devem informar a referência original. Evite, no entanto, sempre que possível, utilizar citações secundárias, especialmente quando o original pode ser recuperado com facilidade. Todavia, caso seja imprescindível, informe: sobrenome do autor, a data, o nome do autor que faz a citação original e a data de publicação do estudo. ATENÇÃO: Não use os termos apud, op. cit, id. ibidem, e outros. Eles não fazem parte das Normas da APA.

5 Lista de Referências

Inicie uma nova página para a seção de Referências. Utilize espaço duplo nesta seção e não deixe um espaço extra entre citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores. Em casos de referências a múltiplos estudos do mesmo autor, utilize ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo ao mais recente deste autor, para listá-los nesta seção. Ao coincidir autores e datas, utilizar a primeira letra do título para listar em ordem alfabética, as referências. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços. Não use comandos como negrito ou itálicos nesta seção. Os grifos devem ser sublinhados.

6 Anexos

Os anexos devem ser apresentados em uma nova página, após as referências. As páginas devem ser numeradas consecutivamente, em espaço duplo. Os anexos devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, identificados pelas letras do alfabeto maiúsculas (A, B, C, e assim por diante) e intitulados adequadamente. Somente utilize anexos se isso for realmente imprescindível para a compreensão do texto. Ao invés de incluir instrumentos ou outros materiais, os autores podem optar por informar aos leitores, através de uma Nota, sobre a disponibilidade dos mesmos e os procedimentos para serem obtidos.

7 Figuras e Tabelas

Devem ser apresentadas com as respectivas legendas e títulos, uma em cada página. As Figuras e Tabelas devem ser apresentadas em Preto e Branco e não devem exceder 17,5 de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no MSWord. Não produza Figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração do livro. Os títulos das Tabelas devem ser colocadas no alto das mesmas, logo abaixo da palavra Tabela e seu número, e devem indicar o conteúdo das mesmas, em até 15 palavras. A primeira letra de cada palavra do título das Tabelas deve ser escrita em letra maiúscula, sendo que as demais letras devem ser minúsculas. O título deve ser sublinhado e não conter ponto final. Não utilize letras maiúsculas, negritos ou itálicos dentro da Tabela. Procure não utilizar abreviações nas Tabelas, mas se imprescindível indique-as claramente no texto. Os títulos das Figuras devem ser apresentados abaixo das mesmas, sempre em letra minúscula e conter um ponto final. Lembre que as normas não incluem a denominação Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras, mesmo quando se tratar de tabelas de palavras. O texto, no interior da tabela , deve utilizar letra maiúscula somente na primeira letra de cada palavra (Ex: Proporção da fala).

8 Notas sobre os Autores

Incluir uma breve descrição sobre as atividades atuais dos autores e sobre a sua formação (titulação e ocupação atual).

Exemplos de Citações no Corpo do Texto

Os exemplos abaixo auxiliam na organização de seu manuscrito, mas, certamente, não esgotam as possibilidades de citação em seu trabalho. Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (1994, 4ª edição) para verificar as normas exigidas para fazer referência a outros veículos de divulgação que não constam na lista abaixo.

Textos com Autoria Múltipla

dois autores: cite os dois nomes sempre que o artigo for referido no texto, acompanhado da data do estudo entre parênteses.

três a cinco autores: cite todos os autores na primeira referência, seguidos da data do estudo entre parênteses. A partir da segunda referência, utilize o sobrenome do primeiro autor seguido de "e colaboradores" e da data, caso seja a primeira citação no parágrafo.

seis ou mais autores: cite apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de "e colaboradores" e da data. Porém, na seção de Referências todos os nomes dos autores deverão ser relacionados.

Citação de Obras Antigas e Reeditadas

Utilize o seguinte formato:
Autor (data de publicação original/data de publicação consultada).

Citação Secundária

Trata-se da citação de um artigo discutido em outra publicação consultada, sem que o original tenha sido utilizado. Por exemplo: "Piaget (1932, citado por Flavell, 1996) ...". Na seção de referências citar apenas a obra consultada (no caso, Flavell, 1996).

Exemplos de Citação na Lista de Referências

Artigo de Revista Científica

Jou, G. I. de, & Sperb, T. M. (1999). Teoria da mente: Diferentes abordagens. Psicologia Reflexão e Crítica, 12, 287-306.
Note que títulos de artigos, livros e capítulos de livros devem ter apenas a primeira letra em maiúsculo. Palavras após dois pontos, também devem iniciar com letra maiúscula (ver os diversos exemplos abaixo).

Artigo de Revista Científica paginada por Fascículo

Proceder de acordo com o indicado acima, e incluir o número do fascículo, entre parênteses, sem sublinhar, imediatamente após o número do volume.

Artigo de Revista Científica no Prelo

Indicar no lugar da data, que o artigo está no prelo. Incluir o nome do periódico, sublinhado, após o título do artigo. Não referir data e números do volume, fascículo ou páginas até que o artigo seja publicado. No texto, citar o artigo indicando, entre parênteses, que está no prelo.

Texto publicado em Revista de Divulgação Comercial

Use o exemplo abaixo para textos com autor indicado. Caso o texto não indique o autor, iniciar com o título, informar ano, dia e mês, nome da revista, volume e páginas. Por exemplo:
Secco, A. (1999, 10 de Março). Os novos colegas. Veja, 32, 122-123.

Livro com Autoria Única

Biaggio, A. M. B. (1975). Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis, RJ: Vozes.

Livro Organizado por um Editor

Carvalho, A. M. (Org.). (1999). O mundo social da criança: Natureza e cultura em ação. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Capítulo de Livro

Spinillo, A. G. (1996). O uso de coesivos por crianças com diferentes níveis de domínio de um esquema narrativo. Em M. G. B. B. Dias & A. G. Spinillo (Orgs.), Tópicos em psicologia cognitiva (pp. 84-119). Recife: Editora da UFPE

Capítulo ou Artigo Traduzido par o Português de uma Série de Múltiplos Volumes

Freud, S. (1969). Análise terminável e interminável (M.A.M. Rego, Trad.). Em J. Salomão (Org.), Edição standard brasileira de obras completas de Sigmund Freud (Vol. 23, pp. 225-270). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1937)

Livro Traduzido para o Português

Bardin, L. (1979). Análise de conteúdo ( L. A. Reto & A. Pinheiro, Trad.). São Paulo: Edições 70/Livraria Martins Fontes. (Original publicado em 1977)

Texto Publicado em Enciclopédia

Stroll, A. (1990). Epistemology. Em The new encyclopedia Britannica (Vol.18, pp. 466-488). Chicago: Encyclopedia Britannica.

Trabalho apresentado em Congresso, mas não-publicado

Haidt, J., Dias, M. G., & Koller, S. (1991, Fevereiro). Disgust, disrespect and culture: Moral judgment of victimless violation in the USA and Brazil. Trabalho apresentado no Annual Meeting of the Society for Cross-Cultural Research, Isla Verde, Puerto Rico.

Trabalho apresentado em Congresso com Resumo publicado em Anais

Piccinini, C. (1998). A interação mãe-bebê: Algumas perspectivas para a observação de comportamentos da díade [Resumos]. Em Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Org.), Anais, VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico (p. 26). Gramado, RS: ANPEPP.

Teses ou Dissertações não-publicadas

Cecconello, A. M. (1999). Competência social, empatia e representação mental da relação de apego em famílias em situação de risco. Dissertação de Mestrado não-publicada, Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS.

Obra Antiga e Reeditada em Data Posterior

Bronfenbrenner, U. (1996). A ecologia do desenvolvimento humano: Experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas. (Original publicado em 1979)

Autoria Institucional

American Psychological Association (1994). Publication manual (4ª ed.). Washington, DC: Autor.

Comunicação Pessoal

Pode ser carta, mensagem eletrônica, conversa telefônica ou pessoal. Cite apenas no texto, dando as iniciais e o sobrenome do emissor e a data completa. Não inclua nas referências. Por exemplo: S. H. Koller (comunicação pessoal, 09/11/2000).

Web Site ou Homepage:

Para citar um Web Site ou Homepage na íntegra, incluir o endereço dos mesmos no texto, de preferência entre vírgulas ou parênteses. Não é necessário listá-lo nas Referências. Por exemplo: (www.anpepp.org.br).

Artigos Consultados em Indexadores Eletrônicos

A referência a este item mudou desde a publicação da 4ª edição do Manual da APA. Siga o exemplo abaixo:
Correa, J. & MacLean, M. (1999). Era uma vez ... um vilão chamado Matemática: Um estudo intercultural da dificuldade atribuída à Matemática. Psicologia: Reflexão e Crítica, 12, 173-194. Retirado em 02/10/2000, do SciELO (Scientific Eletronic Library Online) no World Wide Web: http://www.scielo.br/prc

Resumos Consultados em Indexadores Eletrônicos

A referência a este item mudou desde a publicação da 4ª edição do Manual da APA. Siga o exemplo abaixo:
Parente, M. A. M. P., Capuano, A. & Nespoulous (1999). Ativação de modelos mentais no recontar de histórias de idosos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 12, 157-172. Retirado em 22/07/2000, do Index-Psi Periódicos) no World Wide Web: http://www.psicologia-online.org.br/psiindex.html